Iris Apfel

Eyeconoclast: Iris Apfel

07 setembro 2015,   By ,   0 Comentários

A adolescente mais velha do mundo. Conheça nossa Eyeconoclast: Iris Apfel

Eis Iris Barrel Apfel, uma senhora única, do Queens. Do alto dos seus noventa e muitos anos ela virou ícone de moda. ‘Virar’ é não fazer jus ao personagem que ela é e à história que ela criou para si mesma.

O mundo está homogeneizado hoje em dia. Odeio isto.

Iris Apfel faz parte do seleto grupo de mulheres que se divertem, seguem se amando e se arrumando como se o mundo fosse sua passarela, e esquecem que passaram a fase dos anos dourados, ou serão os momentos presentes os tão almejados anos dourados?

Tudo que Iris faz é com vontade e com assertividade. Quando fumava, fumava pra valer; ao se vestir, se enche de estampas, pulseiras, colares e afins; e no quesito óculos, quando soube que teria que usá-los sua reação foi: ‘Ah é, então vou buscar O óculos’. Dito e feito. O modelo “Mr Magoo” é hoje o ícone mor de Iris.

A história de Iris é interessantíssima, assim como sua personalidade. Fundou com seu marido a empresa têxtil Old World Weavers, e re-decorou a casa branca para nove presidentes: Truman, Eisenhower, Nixon, Kennedy, Johnson, Carter, Reagan, e Clinton. Foi jornalista na revista Women’s Wear Daily. Mas são seus mantras que a tornaram uma “Advanced Style Icon”.

“Go big or go home” Se for para fazer, faça direito. Se for sair na rua, chame atenção. Dinheiro nenhum compra estilo. Antes de querer ser cool ou estilosa é preciso se conhecer e a partir daí desenhar seu próprio estilo.  Estes statements são tão poderosos que fizeram dela garota propaganda da MAC, com cabelos brancos, seus óculos, e um figurino que mais parece uma roupa que ela mesma usaria para jantar com o Mr. Apfel.

Esta mesma autenticidade levou-a a desenhar uma coleção de óculos (sensacionais, 100% Iris) junto com a Eye Bob’s. Ela foi tema da exposição “Rare Bird of Fashion” no Museu Metropolitan de NYC. E neste ano ela virou tema de um documentário: Iris, claro.

Mas esta autenticidade toda não esteve sempre à flor da pele. Foi necessário um pequeno empurrãozinho e uma boa dose de coragem. Em entrevista à Vanity Fair, em Abril, Iris declarou que em entrevista para seu primeiro emprego na loja de departamento Loehmann, a fundadora disse a ela: “Você não é bonita e nunca será, mas isto não importa. Você tem uma coisa muito melhor que isto, você tem estilo”. Foi então que Iris começou esta jornada rumo à construção da melhor personagem da sua vida: ela mesma.

    DEIXE UM COMENTÁRIO







    Já assistiu?
    Tem mais