• en
    • pt-br
Menu

Por que usar óculos de sol?

10 fevereiro 2016,   By ,   0 Comentários

Qual a importância de usar óculos escuro, e principalmente, em educar as crianças pequenas a usá-los? A Dra Helena Ricci explica.

Primeiro é preciso diferenciar o uso de óculos escuro, de óculos com proteção ultravioleta (UV). Muitas pessoas compram óculos escuros sem conferir se eles realmente possuem proteção UV. Muitas vezes o compram de vendedores ambulantes ou de fornecedores pouco confiáveis com preços muito baixos que podem estar enganando o consumidor. Além disto, o fato da lente ser mais ou menos escura não tem relação nenhuma com sua proteção aos raios UV. Alguns óculos de grau transparentes, polarizados, coloridos, e até lentes de contato podem ter proteção UV (que devem ser complementadas pelo uso de óculos de sol).

Os raios Ultravioletas, principalmente o UVA e o UVB fazem parte da luz do sol à qual estamos expostos por toda nossa vida. Eles podem causar dano cumulativo ao longo dos anos nos tecidos do nosso corpo. Sendo assim, é imprescindível o uso de filtro solar e também óculos com 99-100% de proteção UVA e UVB. Em crianças é recomendável que o óculos de sol seja confeccionado com lentes mais resistentes a traumas e quedas (ex. policarbonato).

As seguintes condições podem ser associadas à exposição aos raios UVB e UVA:

– Lesões na pele da pálpebra.

– Catarata: opacidade do cristalino (lente transparente dentro do olho ) que pode precisar de correção cirúrgica.

– Pinguecula e pterígio: pequenas proliferações da conjuntiva (tecido que reveste o olho) que pode precisar de correção cirúrgica.

– Degeneração macular: alteração da retina na principal área de visão (tecido interno do olho que percebe a luz/ imagens e as envia ao nosso cérebro) com perda visual gradual, progressiva e irreversível.

Sendo assim, é recomendado a todos o uso de óculos com proteção UVA e UVB o ano todo! Quando exposto à luz solar intensa na praia, esquiando ou durante o dia a dia. Na dúvida, consulte seu oftalmologista!

 

DEIXE UM COMENTÁRIO







Já assistiu?
Banner